terça-feira, 10 de novembro de 2009

A PCWare fornece BIOS errado em seu site.

OU: Atualizar por atualizar é uma tremenda roubada!
OU: Tá funcionando? Não mexa!

Eu recebi uma PCware 945GC-X para regravar o BIOS e fui avisado pelo Wagner (outro técnico, que deve ser o único "cliente" que tenho a ler este blog) de que a placa havia morrido após a instalação de um BIOS errado pelo seu cliente. Sintoma: liga o ventilador, mas nem mesmo bipa. Testei com uma placa de diagnóstico e vi que existia vida na motherboard, mas o teste parava com o código "45" no display.

Por precaução e para permitir um estudo posterior do problema, eu sempre leio o BIOS da placa (por mais corrompido que possa estar) antes de fazer a gravação do novo BIOS; e para a minha surpresa ele era byte-por-byte idêntico ao fornecido pela PCWarepara essa placa.

As seguintes hipóteses me ocorreram:
  1. Eu também estava baixando o BIOS no lugar errado;
  2. O BIOS disponibilizado pela PCWARE estava errado;
  3. Por uma enorme coincidência, a placa pifou logo após a gravação. Beeem improvável.
Então eu abri o arquivo fornecido pela PCware em um editor hexadecimal para ver se encontrava alguma pista e me surpreendi mais ainda ao dar de cara com isto:



"Lenovobios"? Desde quando a Lenovo fabrica (ou desenvolve BIOS de) placa-mãe?

A hipótese 2 ganhou força: Por mais absurdo que pareça, a PCware colocou um BIOS de notebook Lenovo no lugar do BIOS de sua motherboard. Não poderia encontrar um modo melhor de detonar remotamente o seu produto.

Por e-mail Wagner me disse que em funcionamento essa placa mostrava o logotipo de outro fabricante (na hora ele achou que fosse ECS) e sugeriu que eu procurasse por pistas na placa de quem poderia ser a verdadeira fábrica. Eu encontrei duas etiquetas com o código MS-7267-190, que de cara me pareceu um código MSI. Uma rápida pesquisa me levou à MSI 945GCM5-L V2 que, ignorando pequenos detalhes, era idêntica à placa nas minhas mãos.

Como eu cobro por operação de soldagem e esse tipo de chip (SPI flash SMD - Winbond 25X040) não pode ser colocado em soquete (não sem uma gambiarra), esperei autorização de Wagner para "chutar" e gravei o firmware mais recente da MSI.
Problema resolvido. Mas não graças à PCware




Problema resolvido. Mas não graças à PCware

Nenhum comentário:

Postar um comentário