sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Placa Mãe

A placa mãe (motherboard) é uma placa de circuito impresso (PCB), que conecta o processador, memória e todos os seus cartões de expansão em conjunto para montar um PC
A mairoria das placas mãe feitas hoje são ATX. UMa placa mãe ATX tem o padrão I / o (input / Output), conestores, como portas PS / 2, portas USB, porta paralela, porta serial, etc, construída para a placa mãe. Ao lado esta um foto de uma placa mãe moderna
Como você pode ver a partir da imagem, a placa-mãe vem com cartão de expansão vários slots e conectores. Ele vem com 4 diferentes slots de expansão de 2 PCI e 2 slots PCI Express.

O slot PCI é onde você iria ligar cartões tais como placa de som, modem, placa tv etc
O slot PCI Express é o lugar onde você deseja ligar uma placa gráfica PCI-E. Esta particular motherboard permite ter duas placas gráficas numa configuração SLI ou Crossfire.

O outro inclui conectores Intel Socket LGA 1366, Memória DDR3 slots, ATX 2,0 24pin poder conector. SATA conector para ligar o seu disco rígido, DVD-ROM, etc

Guia de Placas MÃE.

Placa-mãe , também denominada mainboard ou motherboard , é uma placa de circuito impresso eletrônico/electrónico. É considerado o elemento mais importante de um computador , pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não só o processador, mas também a memória RAM , os circuitos de apoio , as placas controladoras , os conectores do barramento PCI e os chipset , que são os principais circuitos integrados da placa-mãe e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais componentes.

Componentes de uma placa-mãe
Alguns componentes pode variar de fabricantes e modelos.

:-Slots

Slot ,ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço. Sua função é ligar os perifericos ao barramento e suas velocidades são correspondentes as do seus respectivos barramentos. Nas placas-mãe são encontrados vários slots para o encaixe de placas (vídeo, som, modem e rede por exemplo).

Alguns exemplos de slots:

  • ISA (Industry Standard Architecture): Que é utilizado para conectar periféricos lentos, como a placa de som e fax modem. (16 bits baixa velocidade)
  • PCI: Utilizado por periféricos que demandem velocidade, como a placa de vídeo. (32 bits, alta velocidade)
  • AGP (Accelerated Graphics Port): Utilizado exclusivamente por interface de vídeos 3D, é o tipo de slot mais rápido do micro. (32 bits, alta vel
:-Conectores

Um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre uma porta de saída de um determinado equipamento e a porta de entrada de outro.

Existem conectores machos (se apresentam pinos) e conectores fêmeas (se apresentarem orificios onde se encaixam os pinos dos conectores machos), e podemos tambem encontrar varios tipos diferentes de conectores. Os mais conhecidos são os RCA que são geralmente utilizados para fazer a ligação entre aparelhos de TV , Videocassetes , DVD Players , e até mesmo placas de video de Computadores . Tambem existe conectores de cabos de rede de computador , conectores VGA (mais utilizados para conectar a placa de video de um computador à um monitor), conectores SVGA(Tambem utilizados para conecão entre placas de video de computadores e monitores, porem tambem pode conectar TV´s, projetores, DVD´s.

Atualmente os conectores estão começando a serem substituidos graças a tecnologia wireless (Interligação sem fio de equipamentos). Hoje podemos encontrar no mercado varios equipamentos com esta tecnologia desde placas de rede, caixas de som, mouses, teclados, microfones, DVD´s, TV´s, Videogames.

:-PortasAs portas são responsáveis pelas entradas e saídas de dados do computador, geralmente tem o nome de com 1 , com 2 , etc. Apesar que os computadores atualmente recebam apenas com 1 (física) em sua grande maioria, virtualmente, podemos criar infinitas portas com 2 a com 999999999 , por exemplo.
:-Bios

BIOS , é a sigla para Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída) que por vezes é erradamente descrito como sendo Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado). O BIOS é o primeiro programa executado pelo computador ao ser ligado. Sua função primária é preparar a máquina para que o sistema operacional , que pode estar armazenado em diversos tipos de dispositivos ( discos rígidos , disquetes , CDs , etc) possa ser executado. O BIOS é armazenado num chip ROM ( Read-Only Memory , Memória de Somente Leitura) localizado na placa-mãe , chamado ROM BIOS .

:-Chipset

De uma forma geral, um chipset ( anglicismo que significa grupo de chips ) é o cérebro de uma placa de circuitos .

Na informática , é o cérebro da placa mãe , se dividindo entre "ponte norte" ( north bridge , controlador central) e "ponte sul" ( south bridge , controlador de periféricos). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias , e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express . Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs ( ATA /IDE e SATA ), portas USB , paralela , PS/2 , serial , os barramentos PCI e ISA , que já não é usado mais em placas-mãe modernas.

Muitas vezes, como em algumas implementações de controladores para processadores AMD K8 (Athlon 64 e Athlon X2, nos quais o controlador de memória está embutido no processador ), as duas pontes ( bridges ) são substituídas por um único chip, o que reduz custos para os fabricantes.

Chipset é o nome que damos ao conjunto de circuitos de apoio utilizados na placa-mãe. Há diversos fabricantes de chipsets no mundo, como a Intel, a VIA Technologies, a SiS, a ALi, a OPTi,a NVidia, etc. O chipset é quem define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter, o tipo de memória que pode ser usada (SDRAM, DDR-SDRAM, Rambus, etc.),a frequência máxima das memórias e do processador e o padrão de discos rígidos aceitos (UDMA/33, UDMA/66, etc.).

Algumas pessoas desconhecem, mas placa-mãe tem marca. As marcas de placa-mãe mais conhecidas são Asus, ASRock, Abit, Soyo, Epox, Zida/Tomato, Pcchips, QDI, ECS, FIC, Tyan, Biostar, Soltek, Phitronics, Gigabyte, entre outras. É muito comum confundir a marca da placa-mãe com a marca do chipset. Por exemplo, pelo fato de uma placa-mãe usar chipset SiS, isto não significa que a placa foi produzida por essa empresa, pois a SiS fabrica apenas os circuitos usados por motherboards, mas não fabrica placas.

Muitas vezes, ocorre de nos depararmos com placas aparentemente “sem marca” sendo vendidas no Mercado. Na realidade, estas placas têm marca, sim, mas possivelmente o vendedor a desconhece. Para descobrir a marca de uma placa-mãe, você pode usar programas como o CTBios e o Hwinfo, ambos disponíveis em http://www.clubedohardware.com.br/download.html . Podemos classificar motherboards de acordo com o socket (socket370, socket A, socket 478, etc.), o seu chipset, ou seja, com o conjunto de circuitos da placa-mãe, além do tamanho do cache de memória externo, se a motherboard for do tipo socket 7 ou super 7.

|ChipSet| A pricipal característica de uma placa mãe é seu chipset.Chipset é o nome que damos ao conjunto de circuitos de apoio utilizados na placa mãe.Uma das varias funções deste circuito ,é definir a quantidade de memoria RAM que poderá ser usada e o padrão de discos rígidos (HD's) aceitos

A série ASUS A7N8X-X apresenta um Custo x Beneficio incrível. A A7N8X-X, usando o chipset nForce2 400, esta pronta para os novos processadores Athlon XP com 400MHz FSB.

A7N8X-X fornece uma experiência áudio/vídeo revolucionária.

A A7N8X-X Inclui também outras tecnologias líderes da indústria, como interface gráfica AGP 8X, memória DDR400, áudio de 6 canais integrado e muito mais. Performance excepcional para jogos 3D, mídia digital, e produtividade de escritório.



400 MHz FSB Support

A DDR400 (3200), é o último e o mais rápido padrão de memória DDR, suporta velocidades até 3.2GB/s para fornecer uma alta performance no sistema.
Tecnologia AGP 8X

AGP8X (AGP 3.0) é a próxima geração de interface VGA que fornece performance gráfica melhorada com largura de banda até 2.12GB/s e atinge o dobro da velocidade do AGP 4X.



Suporta DDR400 (PC3200)

A DDR400 (3200), é o último e o mais rápido padrão de memória DDR, suporta velocidades até 3.2GB/s para fornecer uma alta performance no sistema.
ASUS C.O.P (CPU Proteção de superaquecimento)

ASUS C.O.P. (CPU Proteção de superaquecimento) é um circuito de proteção no hardware que automaticamente desliga o sistema antes que a temperatura seja o suficiente para danificar permanentemente o processador.
Áudio de 6 canais
O A7N8X utiliza o chipset onboard Realtek ALC650 audio CODEC que lhe permite desfrutar da alta qualidade de áudio sem a necessidade de comprar placas de som adicionais.
Suporta USB 2.0
USB 2.0 é a conectividade standard mais recente para a próxima geração de componentes e periféricos. Compatível com os periféricos atuais USB 1.1. A USB 2.0 permite velocidades de transferências até 40 vezes mais rápida, 480Mb/s, para fácil conectividade e transferências de dados a uma velocidade ultra-rápida.
Tecnologia ASUS Q-Fan
O ruído constante gerado pelas ventoinhas de resfriamento é algo do passado graças à tecnologia ASUS Q-Fan, que ajusta automaticamente a velocidade das ventoinhas de acordo com a carga do sistema para garantir uma operação silenciosa, fresca e eficiente.
Confiabilidade ASUS
Todas as placas-mães ASUS são projetadas e testadas para alcançarem os mais altos padrões de qualidade. As respostas do suporte técnico e os freqüentes updates da BIOS e drivers garantem que receba a mais rápida e confiável performance.

Placa Mãe Asus P5B Wi-Fi Deluxe Intel LGA775 Chipset P965, p/ Core2 Duo Pentium D Pentium 4, Dual-channel DDR2 800/667/533, SATA 3Gb/s, Raid, PCI-E x16, ATI CrossFire Wi-Fi


As placas mãe são a unidade central de todo computador moderno. Nelas se concentram o Processador, BIOS, interfaces IDE, chipsets, slots de memória, cache, e outra infinidade de componentes, até mesmo placas de vídeo, áudio e modem são incluídos em alguns modelos.

Como elas variam muito de qualidade e não tanto no preço, vale muito a pena comparar antes de comprar um modelo mais barato. Para começar, aconselho e evitar as placas mãe que já incluem placas de vídeo, áudio ou modem, pois quase sempre são de baixa qualidade e apresentam performance ruim.

Em 1° lugar você deve saber que processador quer usar no seu computador para poder escolher uma placa mãe compatível com ele e com o slot apropriado para encaixá-lo nela.

Dependendo do chipset da placa mãe seu desempenho e compatibilidade com processadores diferentes muda muito, o que torna para mim o chipset o 2° lugar na importância de se optar por uma placa mãe. Por exemplo, placas para Pentium II com chipset Intel BX suportam além dos Pentium II os novos Pentium III, ao contrário das com chipset Intel LX que só suportam os Pentium II. Ou seja, quem gastou um pouco mais na placa mãe pode mudar para o Pentium III sem ter que mudar a placa mãe, economizando tempo, trabalho e dinheiro. Além disso, placas mãe com o mesmo processador e com chipsets diferentes apresentam performance diferente, o que torna um chipset melhor e um pouco mais caro a melhor escolha.

Em 3° lugar, escolha uma placa mãe de marca como Asus, Abit, Diamond (Micronics), Shuttle e outras, que são de boa qualidade. Nunca se esqueça de comprar sempre que possível a sua placa-mãe lacrada, e muito importante: nunca compre sem o manual !!!. É o manual que mostra a localização dos jumpers (se existirem) e dá informações preciosas quanto à instalação, compatibilidade, etc. Algumas placas-mãe atuais são "jumperless" ou seja, não requerem jumpers para escolha do processador instalado nem para o cache, etc. Fazem isso automaticamente, sem intervenção do usuário ou através do bios.

Para quem não sabe o que são jumpers: são peças pequenas (e muito fáceis de perder) de plástico, com interior com contatos de metal. Eles são feitos para encaixar-se em dois pequenos contatos de metal na placa-mãe ou em qualquer outra placa que necessite deles. Eles servem para, por exemplo, você indicar para a placa mãe se está sendo instalado um processador Intel ou AMD, ou qual a sua freqüência em MHz. Observe o esquema abaixo:

Jumper

Na verdade, o jumper é um interruptor, que permite a passagem ou não de corrente elétrica através de sua presença (passa corrente) ou sua ausência (não passa corrente). O objetivo é geralmente prover informações à placa que são vitais a seu funcionamento, sem precisar de software.

Também muito importante, escolha sempre uma placa-mãe com flash bios, ou seja, com o bios atualizável. Assim, futuramente sua placa-mãe poderá até suportar novos processadores ainda não lançados através de um update no bios. Mas cuidado !!! Apenas faça um update no bios se souber o que está fazendo, e de preferência com um no-brake, pois se faltar luz no meio do update, talvez sua placa-mãe esteja perdida ! Mas as chances disso acontecer são muito remotas, pois o processo leva apenas alguns segundos.

Esquema de placa mãe Pentium II:


Como podemos ver, trata-se de uma placa-mãe moderna, com 4 soquetes DIMM para memória RAM, formato ATX (específico para fontes e gabinetes ATX) e slot para placa de vídeo AGP.

Repare que recentemente há cada vez mais slots PCI e menos slots Vesa/Isa. Isso é bom, pois os slots PCI são muito superiores em performace que os Vesa; quem já comparou um modelo de placa de vídeo igual mas que tivesse versões Vesa e PCI (como por exemplo uma Trident 1MB) sabe do que estou falando. Essa placa-mãe por exemplo, traz apenas 2 slots Vesa/Isa, que muito provavelmente serão usados por uma placa de som e um modem, porque apesar de já existirem versões PCI para eles, ainda são largamente fabricados e/ou usados nas versões Vesa/Isa.
Hoje em dia já é possível usar placas-mãe totalmente PCI/AGP (sem a presença de slots ISA), e a tendência é de em pouco tempo todas serem assim.

Repare também o dissipador de calor em um dos chips do chipset dessa placa.

Os "jumpers" para o gabinete são na verdade os conectores que ligam-se aos comandos de RESET do gabinete e aos Leds do gabinete, as "luzes" que indicam Power, funcionamento do Hard Disk, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário